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Uma análise privada (sobre os banheiros dos jogos)

  • Foto do escritor: Mayke Arth
    Mayke Arth
  • 10 de set.
  • 5 min de leitura

A algum tempo atras eu estava fazendo uma casinha para um jogo que estava tentando fazer para o GBC (que eu totalmente não terminei até hoje)

 

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E pra isso eu fui atras de algumas referências clássicas: 


Vocês sabem o que todas essas casas famosas do RPG têm em comum? Nenhum, banheiro! (e também a falta do quarto da sua mãe geralmente, sei lá, ela dorme na cozinha ou algo do tipo)

 

Alguns mais observadores já podem ter percebido isso e se perguntado, por quê? Porque algo tão comum no dia a dia não está em todo esse cenário mega complexo? E eu perguntei isso para outros profissionais mais observadores que eu, principalmente qual eles achavam o melhor banheiro dos jogos... Eu não deveria esperar menos


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Então você pode dizer: -Ah, mas dá muito trabalho, e os personagens não vão ao banheiro..... como assim esses personagens não vão ao banheiro, meu senhor!!! Você tem um mundo de magia, mas ainda sim escolhe viver como um animal??? Desculpe, mas Witch Hat Atelier me ensinou que isso está errado!


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No banheiro é encontrado as peculiaridades da pessoa, que xampu é usado? Qual tipo de papel? Folha dupla ou o mais barato? As escovas de dentes ficam direto na pia, um copo, ou suporte? Toda uma grande camada de histórias que podem ser contados em mínimos detalhes escondidos, o que eles estão tentando esconder da gente???? O que está escondido no banheiro dos protagonistas que a gente não pode ver???

 

E é essa a análise que faremos hoje, então vamos para a:

 

 

ANALIZE DOS (poucos) BANHEIROS DOS JOGOS

 

 

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Breath of Fire 2 (SNES)

 

Esse primeiro aqui é pra você que fala que teria que ter mais sprites pra fazer um banheiro, pois veja essa elegância no quesito de economizar recursos.... uma privada, e é isso, todos banheiros desse jogo são basicamente idênticos, uma privada, e só (muito triste que isso se perdeu nos jogos seguintes da franquia).


Porque vamos ser honestos, nessas cidades desse jogo se você me falar que alguém vai no mato pra ir no banheiro isso quer dizer que tal NPC teria que sair dos portões da cidade e se sujeitar a uma BATALHA ALEATORIA, só pra poder urinar antes de dormir.

 



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Sonic Adventures (Dreamcast)


Esse daqui eu tive até que rejogar para lembrar se eu estava certo do sentimento tão estranho que esse banheiro dava. (meu deus, como eu adorava esse jogo.....e como ele envelheceu que nem leite) essa época foi regada por jogos que adoravam mostrar água, e claramente, o mimo esperado era uma aparição deles..... os banheiros.



E depois de jogar eu entendi por que esse banheiro era estranho, primeiro, é um banheirão no meio de um cassino, onde só tem pias..... e chuveiros...... Segundo, quanto tu vai pra baixo de um chuveiro ativa uma animação do Sonico tomando banho, sim, enquanto o Tails observa.....eu tenho medo do que já aconteceu nesse banheiro aberto em um cassino, mas é como dizem, o que acontece no banho dos campeões, fica no banho dos campeões.

 

 

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Harvest Moon (SNES, PS2)


Imagine-se você, ganhando uma casa velha no campo e começando a viver por lá, a casa é tão velha que o único banheiro é a natureza, até ai tudo bem, você só tem que tomar cuidado pra não se limpar com a folha errada.


Então depois de anos de trabalho duro você finalmente reforma sua casa, e na primeira reforma o cômodo tão desejado é criado, O BANHEIRO! (eu realmente demorei pra entender que no Japão a parte da privada é separada da do chuveiro, pra mim, jovem latino-americano, isso nunca fez sentido no Harvest Moon)

 

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Porém nem tudo são rosas, se vocês notarem eu não coloquei nenhuma imagem desse banheiro para a análise....porque você NUNCA verá ele! O único banheiro existente em Mineral Town ou Forgotten Valley nunca foi visto!..... o que me leva duvidar da existência dele.....


(ah também tem a água quente que tu só pode tomar banho no inverno..... tomar banho só em uma estação do ano deve ser triste)


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Radiata Stories (PS2)


Esse daqui também acho um ótimo exemplo, eu gosto de como as coisas mais atuais do nosso mundo também estão de uma forma medieval nesse jogo, não só os banheiros, radios tecnologias e etc.

 

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Incrivelmente um dos poucos banheiros.... que só parece um banheiro mesmo, se você ignorar o fato de que até onde eu lembro só tem um banheiro na guilda dos guerreiros e um no castelo, pense na fila que deve ficar eles em uma sexta a feita a noite de bebedeira.

 


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Sillet Hill (PS2)

 

Eu sempre fui bem "cagão" pra jogo de terror, não à toa esse banheiro está aqui, um banheiro tão imundo e malcuidado que só poderia ser o reflexo de uma mente conturbada como a do James.


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Aqui literalmente a gente pode discutir como um banheiro representa a intimidade da pessoa que é dona dele, porque meu deus, QUE HORROR! Parece que esse banheiro nunca viu um Veja na vida, a nível de comparação com algum banheiro de república ou de alguma rodoviária esquecida, antes de passar em um psicólogo, eu realmente indico que o James pare de ir atras da esposa dele e tome vergonha na cara, compre um balde, 1L de agua sanitária e de uma limpada nessa bagunça. (e poxa cara, nem se eu tivesse muito desesperado eu teria enfiado minha mão ali...)

 


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Majoras Mask (N64/3DS)


Clock Town! Um lugar maravilhoso para passar o ano novo, tem de tudo la, loja pra todo lado, divertimentos "alternativos" circos itinerantes, ladrões de idosas, bancos, músicos e diversos construtores que não fazem nada!

 

Sério, nada! Agora eu entendo como eles demoraram tanto para construir as coisas pro ano novo, porque parece que a Companhia de Construtores Bolson, durante o planejamento todo dessa cidade circular extremamente pensada nos mínimos detalhes, esqueceram de algo muito importante.... ONDE DIABOS ESSSE PESSOAL TODO EVACUA????

 

Temos esgotos, encanamentos, rios que atravessam a cidade, mas nem na casa da pessoa mais rica que é o prefeito tem um banheiro sequer!

 

-ah, mas na estalagem tem um banheiro!


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TEM UMA PESSOA VIVENDO LA! Se imagine, depois de uma longa viagem de meses, atravessando mares, montanhas, florestas, você finalmente acha um lugar para descansar, e finalmente "se aliviar"....e quando tu vai para o ÚNICO banheiro da cidade....SAI DE LA DE DENTRO UMA MÃO!!!

 

E nem vem me dizer que a pessoa pode ir no banheiro fora da cidade já que tu teria que fazer o número 2 enquanto isso aqui te encara


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Mas então, por que uma parte tão importante do dia a dia é tão negligenciada durante o desenvolvimento de um jogo? Você, pessoa inteligente pode me dar ótimas respostas logicas:

  • O tempo de desenvolvimento não permite

  • O tempo gasto para esses assets podem ser usados para coisas mais importantes

  • Não faz sentido gamisticamente

  • Ninguém lembrou

  • E diversas outras...

 

Porém, eu não penso assim...eu não penso logicamente, para mim está claro, os desenvolvedores têm medo de se abrir.


No banheiro se encontra o maior momento de intimidade desses criadores de jogos, um dos poucos lugares onde a privacidade (ba dun tss) os permitem serem eles mesmos longe de quaisquer amarras da sociedade, não é por motivos de tempo e conceitos criativos que não temos mais banheiros em jogos, é pelo medo de se abrir, e mostrar para o mundo o que realmente somos...

 

Eu torço para que um dia todos os desenvolvedores consigam se desprender dessas correntes impostas pela sociedade, e abram seus corações, trazendo assim, para seus jogos, os seus tão sonhados banheiros...

 

Uma boa descarga, não esqueçam de se hidratar (por favor, não com nenhuma água do banheiro)

E até a próxima ʕ •ᴥ•ʔ/


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