top of page
blog header.gif

Guia não tão prático do cozinheiro viajante (#001)

Eu adoro comida, mas não só isso, eu adoro fazer comida! Seja pra mim, pra amigos, ou para evitar que minha companheira viva de um prato de alface com tomate e sal de janta pro resto da vida.


Porém, talvez você não tenha visto meu post anterior, agora eu sou basicamente um cacheiro viajante, estamos dando uma volta pelo brasil enquanto trabalhamos, e isso quer dizer que, EU NÃO TENHO MAIS A MINHA COZINHA, e se você viu o post anterior pode perceber que eu me controlei demais e só levei algumas coisas comigo na viagem, como minha faca e frigideira de estimação, algumas tapoer e potes para guardar tempero, toda minha cozinha foi resumida nisso..... ainda bem que eu tenho um ídolo, que é o Senshi de Dungeon Meshi e se ele consegue se adentrar em lugares insalubres e ainda sim fazer uma boa refeição eu também posso! (e talvez você vendo as coisas que ando fazendo e se inspirando!)


Vale lembrar que eu não sou nenhum cozinheiro formado e etc. eu só gosto de fazer comida mesmo e comer coisas diferentes, e agora fiquei com vontade de compartilha as peripécias que eu vou fazer tendo que me adaptar por aí, porque nem ferrando eu vou viver de comer miojo por um tempo!

 

O primeiro local que a gente ficou é um lugar bem pequeno mas bem confortável, a “cozinha” (que também é a sala, quarto e escritório) tem uma geladeira, uma pia, e um cuquentop, perfeito.....até que eu lembrei que não tem nenhum tipo de forno, e meu deus, eu adoro fazer PÃO, eu fazia basicamente quase todo dia em casa, então isso me levou a duas receitas possíveis, fazer um bom e velho pão pita (pão sírio, pão árabe) ou o pão folha (Tortilha, Roti, Chapati, Txipá que é frito e por ai vai) mas esses pães sempre a gente geralmente usa para xuxar em um molho ou botar algum recheio e enrolar, eu queria fazer algo mais fofinho, mas sem um forno como faria isso???


Eis que mais uma vez meu herói me lembrou de algo

EU POSSO FAZER PÃO NO VAPOR!


Então pensei em fazer algo como se fosse um Bao (até descobrir que isso se chama Mantou) então lá vamos a receita! (vale lembrar que eu faço muita coisa no olhômetro, e como eu não estou carregando potes de medida nem uma balança eu vou em coisas básicas como xícaras e colheres)


Ingredientes:

  • 2 xicaras de farinha de trigo

  • 3 colheres de sopa de açúcar

  • 1/2 colher de chá de sal

  • 1 colher de chá de fermento seco

  • 1 colher de sopa de óleo

  • um copo americano, ou 190ml de água morna (ou até ficar com uma textura quase grudando, pode ser que va mais agua ou menos dependendo da sua farinha)

 

Preparo:


1 - Misture todos os ingredientes secos primeiro, NUNCA COLOQUE O SAL EM CIMA DO FERMENTO, isso mata ele! Minha dica é botar o açúcar de um lado do pote, o fermento em cima, e o sal do outro lado do pote, ai tu mistura tudo.


2 - Jogue água aos poucos e vá misturando até que você possa tocar na massa e ela esteja mole, mas não grudando no dedo


3 - Deixa ela descansar um pouquinho, tipo uns 10 min.


4 - SOVE A MASSA, aqui você pode descontar toda sua raiva nesse belo pedaço de farinha e água, tem um jeito específico de fazer tipo empurrando pra cima e trazendo ela de volta, mas seje feliz, desconte suas frustrações aqui por uns 10min, porque comida boa é feita no ódio! Ah, casso a massa comece a grudar muito você pode ir polvilhando um pouco de farinha pra te ajudar.


5 - Depois da surra deixe a massa descansar e crescer até quase o dobro, isso pode variar da temperatura de onde tu vive, eu geralmente só deixo em um pote com um pano cobrindo por de 30min a uma hora e meia, não se estresse tanto, ninguém aqui é profissional.


6 - Depois de descansada, pra essa massa eu abri ela e enrolei e depois cortei em 8 pedaços para fazer os pãezinhos.


7 - Aqui vem a parte complicada, nessa casa eu só tenho algumas panelas bem pequenas, então eu fiz uma gambiarra, eu usei uma forma de silicone que estou levando, então eu coloquei água na panela, bem pouca só pra evaporar, e coloquei o pote de silicone por cima com os pãezinhos, assim o vapor vai entrar por cima e assar os pães. inevitavelmente um pouco de água vai cair nele, mas é o jeito que da pra fazer, se você tiver uma panela de vapor, ou aquelas de escorrer macarrão já é até melhor pra esquentar algo no vapor.... mas a ideia aqui é mostrar as gambiarras que eu estou fazendo!


8 - E é isso! Deixe eles la no vapor por um tempo tipo umas meia hora, eles ficam bem fofinhos e funcionam com qualquer coisa, ficou ótimo frito com uma manteiga e com um pedaço de queijo! E se caso o seu tenha molhado um pouco na parte de baixo não tem problema, só deixar ele secar um pouco em um papel toalha que está tudo certo! (aliás, é um pão feito no vapor....)

 


O certo é fazer em uma quantidade menor, tipo um por vez no vapor certinho pra ele crescer....mas bem, eu estou dando um jeito aqui que não é o ideal kkkkkkkk, depois eu dou uma fritadinha nele com manteiga e fica uma delicia!


Imagens da gambiarra e do resultado

 

Eita que post gigante! E é isso pessoal, me falem se querem outras receitas por aqui (eu vou fazer de qualquer jeito), se alimentem bem, não vivam de miojo, e se hidratem!


ʕ •ᴥ•ʔ/



Comments


  • Instagram
  • LinkedIn
  • Youtube
  • alt.text.label.Tumblr

©2023 por Mayke.arth
Jogos pixel art - Ilustração estilizada - Processos criativos de jogos e desenhos - desenvolvimento de game design - isso e muito mais por aqui!

bottom of page